COMPREV Seguros, Previdência e Empréstimo  
Educação financeira

 

O que significa educação financeira?

A resposta resumida para quem quer saber o que é educação financeira é: é a arte de dominar o dinheiro, tornando-se mais consciente de cada ação em relação a ele. Sendo assim, devemos parar e pensar e responder: Se controlamos nosso dinheiro ou ele nos controla? Costuma sobrar dinheiro do nosso salário, ou só pago contas? Fizemos compras desnecessárias?

 

Conceito de Educação Financeira:

O conceito de educação financeira é simples. Segundo a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira):

"Trata-se do processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação. Nesse sentido, geram-se os valores e as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos envolvidos. Para assim poderem fazer escolhas bem-informadas."

 

Importância da Educação Financeira:

Sem uma boa educação financeira, você dificilmente conseguirá ter sua independência financeira e ser bem sucedido. Muitos pensam que a riqueza é ligada à sorte. Mas não é bem assim. Pouquíssimas pessoas ficaram ricas sem querer, por acaso. Normalmente, isso é conquistado com muito trabalho. A riqueza é ligada a um planejamento traçado e realizado a cada atitude. Se não acredita o quão importante é a educação financeira, reflita sobre as breves dicas abaixo:
 
1) Se tiver dívidas, negocie e parcele todas de forma que se encaixem no seu orçamento. Quando você fizer isso, deve sobrar dinheiro. Então, guarde um pouco para o mês e invista o restante.
 
2) Faça aplicações mensais, em algum tipo de investimento (Poupança, Letra e Cambio, CDB- Certificado Deposito Bancário), busque identificar com seu agente financeiro (bancos, financeiras, etc) qual melhor rentabilidade para o recurso que você disponibiliza mensalmente para investir;
 
3) Converse com sua família e planeje seus gastos mensais, desta forma você saberá sempre com antecedência o que pode gastar e corre menos riscos de ficar endividado.
 
4) Leia sobre o assunto, discuta com seus amigos e familiares!